Mais do que massagem, a Tui-ná é capaz de estimular a própria capacidade do corpo de se curar! Tuiná – Tui – empurrar ná – apreender, segurar. Técnica de massagem chinesa que atua nos músculos, articulações, sistema linfático, circulatório e também num nível mais profundo, produzindo efeitos na circulação da energia vital.
Na teoria chinesa esta energia vital chamada Qi, está presente em todo o universo e é a força que ativa toda forma de vida. Em nosso corpo, o Qi corre em caminhos próprios chamados meridianos. Os meridianos formam uma rede energética que abastece todo o nosso corpo, da mais simples célula até os nossos órgãos mais nobres.
E a Massagem Psicofísica tem como objetivo abrandar a rigidez corporal e a ajudar também a pessoa a ter um maior contato com seu fluxo interno de energia.
O corpo encapsula emoções, deixando os músculos tão rígidos que a contração subsiste de maneira crônica. A energia emocional é escondida nas profundezas.
O toque centra a pessoa em si mesma respeitoso e sensível, permite que a pessoa massageada perceba seu esquema corporal, apropria-se de sua segurança interna, o prazer de existir a confiança no corpo, nas sensações e sentimentos. Este processo é denominado regulação interna ou micro-regulação e o limite da massagem se inserível nessa relação introspectiva.
Referências:
BOYESEN, Gerda Entre psique e soma: Introducão à psicologia biodinâmica 3ª ed. São Paulo: Sumus. 1986
SACHARNY, Silvana. Da massagem biodinâmica à analise psico-orgânica. Revista Reichiana nº 8. São Paulo: Sede Sapientiae, 1999.
Angela M S Pereira
Massoterapeuta e Enfermeira
COREN-MG 337.730
Atendimentos na Casa Alecrim
Marque sua consulta no Whatsapp (31) 9 9102-5963