A musculação na adolescência pode desde que seja realizada com a orientação de profissionais capacitados. Diferente do que muitas pessoas pensam, a prática da musculação não prejudica a saúde dos jovens.
Consta na literatura científica que os riscos de treinamento com pesos para crianças e adolescentes são menores do que em muitas outras atividades tidas como seguras, como em esportes coletivos (riscos de cotoveladas, trombadas e movimentos bruscos). Os riscos são menores porque os exercícios são monitorados todo o tempo e os programas são individuais (o peso, o tipo de exercício é prescrito de acordo com as características de cada um). O programa não deve ter enfoque competitivo e sim dar ênfase à boa postura e técnica correta. O objetivo deve ser sempre um condicionamento físico geral.
Antigamente acreditava-se que os exercícios com pesos dificultariam a fase do crescimento, mas esse mito já está superado. Hoje existem estudos que comprovam os fatores positivos no desenvolvimento dos adolescentes:
- Aumento de força muscular e consequentemente maior proteção às articulações
- Melhor controle da postura
- Melhora na composição corporal
- Ajuda na perda e no controle de peso nos casos de obesidade
- Melhora da autoestima
- Chance de socialização
- Aumento da concentração
- Maior flexibilidade e condicionamento físico
- Aumento da densidade mineral dos ossos
- Afasta os jovens do sedentarismo
Assim como qualquer atividade física, a musculação tem seus riscos, por isso, alguns cuidados precisam ser tomados:
- Faça uma avaliação física antes de começar a praticar.
- Confie em seu professor e siga suas instruções. Nunca treine por conta própria, fazer exercícios de maneira errada pode causar lesões.
- Alimente-se bem e se possível, procure a orientação de um nutricionista.·.
- Aumente a carga progressivamente. Os exercícios devem começar bem leves, com pouca carga, começar pegando pesado pode gerar lesões e até fraturas.
- Tenha paciência. Os resultados do treino não são imediatos, não dá para ficar “sarado” de um dia para o outro.
- Nem pense em anabolizantes. O corpo do jovem não está preparado para grandes mudanças. O uso dessas substâncias pode levar à insônia, a transtornos psíquicos e até à morte tanto em jovens como em adultos.
Na adolescência surgem as inseguranças com relação ao corpo e a aparência. Nessa fase muitos jovens decidem recorrer à musculação em busca da forma física perfeita. A malhação tornou-se então uma atividade procurada cada vez mais cedo. O desejo de ingressar em uma academia para a prática da modalidade gera dúvidas nos pais, que não sabem se a atividade pode trazer problemas para a saúde dos filhos. A idade certa para começar depende de fatores como fase de maturação do organismo, peso, objetivos do treino, etc.
Como vimos, a prática é mais que recomendada, mas os pais tem que ficar atentos, pois, na busca por resultados rápidos, os adolescentes tendem a recorrer à suplementação alimentar sem passar pelo aval de um nutricionista. Outro ponto importante é conhecer a academia que o filho frequenta e os profissionais responsáveis pela orientação das atividades, informe-se se ambos possuem registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).
Em uma estrutura adequada, com profissionais preparados e certificados, respeitando os seus limites, a prática de atividade física é sempre recomendada para a saúde e o bem estar.
Mariana Sena
CREF: 016.879-G/MG
Bacharel em Educação Física pela Faculdade Estácio de Sá
Sócia-proprietária Vert Fitness – Lagoa Santa (MG)
(31) 3681-1312